Contando com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, projeto cultural não tem custos para o município
O projeto de requalificação urbana e valorização do patrimônio histórico do Grande ABC ganhou um novo marco nesta quinta-feira, 18 de setembro, com a chegada e instalação do vagão da Série 2100, doado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Ribeirão Pires. O equipamento histórico foi posicionado em área anexa à tradicional Pista de Skate da cidade.
Contando com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, a ação integra um plano mais amplo de revitalização de espaços públicos, que busca unir cultura, lazer, educação patrimonial e estímulo à economia criativa. O vagão da Série 2100 (carro 2132) foi instalado sobre trilhos reaproveitados da própria CPTM, em estrutura integrada à pista de skate, preservando o uso atual do espaço por skatistas e praticantes de esportes urbanos e ampliando a convivência entre diferentes públicos.
“O sistema ferroviário é um dos projetos mais importantes já promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo. Contar a trajetória dos trabalhadores que cresceram e se desenvolveram ao redor dos trilhos é fundamental. Há muitas histórias que merecem ser compartilhadas”, comentou Adilson Alcantara da Silva, diretor social do Sindicato
Nos próximos dias, a Estância também receberá um segundo vagão, da Série 5000, tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico), reforçando o resgate do legado ferroviário da cidade, considerada um dos berços da história dos trens em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo fomentar o turismo, valorizar o patrimônio histórico, estimular a economia criativa e preservar a memória ferroviária.
“Mais do que instalar vagões, estamos criando oportunidades para a população conhecer sua história, ocupar os espaços públicos e projetar um futuro com mais pertencimento e identidade. Esse projeto reflete um trabalho sério de planejamento, parcerias responsáveis e compromisso com o desenvolvimento cultural e urbano da cidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.
| Texto: Ghretta Pasuld / Foto: Fellipe Cruz (PMETRP)
