Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Temperatura em Ribeirão Pires ficou 1,2°C acima da média em julho

Dados divulgados pela Universidade Federal do ABC também mostram que o índice de chuvas ficou abaixo do normal

A Universidade Federal do ABC (UFABC) divulgou nesta segunda-feira, dia 15, o boletim climatológico do mês de julho em Ribeirão Pires. A coleta dos dados foi feita por meio dos dados da estação meteorológica automática (EMA), junto dos pluviômetros administrados pela Defesa Civil de Ribeirão Pires (COMPDEC). O levantamento mostra que a temperatura média ficou 1,2°C acima do normal para o referido mês.

As temperaturas máximas superaram os 25°C em 16 dias do mês. No dia 16, por exemplo, foi registrada a maior alta, 28,4 °C. Já a temperatura mais baixa foi de 9,2°C no primeiro dia do mês.

Umidade

Devido às altas temperaturas, a umidade relativa do ar também registrou baixos valores, como no dia 23, quando atingiu 21,4%.

Chuvas

O índice de chuvas ficou abaixo de 9 milímetros, média do mês, sendo a Vila Mortari a região onde caiu menos água, 6,4mm.

Ventos

Os ventos mais fortes foram registrados no dia 16, sendo 7,6 m/s. Além disso, por conta da ausência de nuvens e de chuva, a radiação média apresentou valores altos, superando em 24,4 kJ/m² o valor do ano passado.

Segundo a pesquisa, a condição seca e quente no município esteve associada a um bloqueio atmosférico que impediu que frentes frias ou ciclones subtropicais se deslocassem para a região Sudeste, trazendo chuva e frio.

Skip to content