Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Sistema eletrônico reforça segurança nas escolas municipais de Ribeirão Pires

As 33 unidades da rede receberam aplicativo para acionar, em casos de emergência, forças policiais da cidade

A Prefeitura de Ribeirão Pires segue com ações de reforço ao aprendizado e à garantia do bem-estar de estudantes de toda a rede municipal. Como forma de intensificar a segurança nas 33 unidades de ensino, as secretarias de Educação e Cultura e de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil integraram as escolas a sistema que permite, com apenas um clique, o acionamento de forças policiais no município.

Com uso de aplicativo, com poucos cliques, os gestores das unidades de ensino podem acionar a GCM (Guarda Civil Municipal), caso haja alguma ocorrência grave dentro de uma unidade escolar. A Guarda, então, poderá enviar o chamado para a PM (Polícia Militar) e também para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) caso necessite. 

O objetivo é prestar pronta resposta em alguma situação dentro dos colégios. Conforme a comandante da GCM de Ribeirão Pires, Neide de Souza, o sistema servirá para que a Guarda e a Polícia Militar sejam acionados rapidamente para chegar à escola no menor espaço de tempo possível.

“A gente espera que esse aplicativo nunca precise ser acionado, mas se caso isso ocorrer a GCM estará pronto para atender qualquer ocorrência. Em certas ocasiões, o tempo de resposta é crucial para impedir ações de violência, por exemplo. Acreditamos que esse aplicativo é importante para a segurança de alunos, de professores e demais profissionais que atuam nas escolas”, declarou a comandante Neide. 

Além do aplicativo exclusivo para as escolas, a Prefeitura segue ampliando o sistema de videomonitoramento 24 horas da cidade, com a instalação de totens de segurança e equipamentos em pontos estratégicos do município. Unidades de ensino receberão, futuramente, os totens, que passam a integrar o programa Escudo Digital.

Skip to content