Semana das Abelhas: Projeto “Condomel – Abelhas da Mata” revitaliza ecossistema urbano de Ribeirão Pires

Com a preocupação crescente sobre a diminuição das populações de polinizadores naturais, Prefeitura inova com abelhas nativas e sem ferrão

A cidade de Ribeirão Pires ganha destaque nacional ao inovar na preservação ambiental com o projeto “Condomel – Abelhas da Mata”. A iniciativa pioneira da Prefeitura visa revitalizar o ecossistema urbano ao criar pequenos “condomínios” de abelhas nativas e sem ferrão em pontos estratégicos da cidade.

Além dos benefícios ecológicos, o projeto serve como ferramenta educacional, conscientizando a população sobre a importância das abelhas na manutenção da biodiversidade e segurança alimentar. Essa integração entre preservação ambiental e vida urbana projeta Ribeirão Pires como um exemplo de sustentabilidade.

Com 15 pontos distribuídos por toda a área urbana, esses condomínios não apenas abrigam as abelhas, mas também impulsionam a polinização das espécies vegetais locais. “A escolha dessas abelhas não só se baseia em sua importância para o ecossistema, mas também na segurança, já que são desprovidas de ferrão, representando baixo risco para os habitantes locais”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Temístocles Cardoso.

O impacto positivo do projeto vai além da esfera ambiental. Por meio de atividades educativas e programas de sensibilização, a população é conscientizada sobre o papel fundamental das abelhas na manutenção da biodiversidade e na segurança alimentar. Escolas, comunidades locais e grupos interessados são engajados nessa jornada educativa, promovendo uma cultura de preservação e sustentabilidade.

Nomes como “Abelhas da Educação” e “Abelhas da Saúde” evidenciam a abrangência e a interdisciplinaridade do projeto, que se estende por diversos setores da sociedade ribeirão-pirense.