Telefone: (11) 4828-9800

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

SECULT celebra o Dia Internacional da Língua de Sinais

Existem cerca de 70 milhões de pessoas vivendo com surdez no mundo

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires celebra hoje, sexta-feira, 23, o “Dia Internacional da Língua de Sinais” com várias programações que acontecem na E.M. Carlos Rohm aos alunos do Ensino Fundamental II, entre elas, conscientização do “Setembro Azul” – sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos, apresentação de 2 curtas-metragens sobre surdez e língua de sinais, jogos com Bingo e Dominó em Libras, fecharam a programação do dia.

De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem cerca de 70 milhões de pessoas vivendo com surdez, e mais 80% delas estão em países em desenvolvimento, com mais de 300 variantes em interpretações com linguagem de sinais no mundo. O dia foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país – Instituto Nacional de Educação de Surdos o INES.

A razão da cor azul, símbolo do movimento, remete a um passado lamentável e opressor, da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. Para o Pedagogo em Libras, Felipe Coutinho, “A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda. Na infância há uma maior facilidade de se aprender uma nova língua, como as Libras” disse o pedagogo.

Observação: Dia 26 de Setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo.

O Interprete de Libras, Felipe Coutinho em dinâmica com a aluna da rede Municipal

Felipe Coutinho e Rosangela Dourado