Atividade aconteceu neste final de semana, no Parque Luiz Carlos Grecco, para jovens escoteiros

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do departamento de Gestão Ambiental, promoveu neste final de semana, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), uma atividade científica-educacional sobre cupins.

Os responsáveis pela apresentação foram o professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, Dr. Tiago Fernandes Carrijo, a bióloga Joice Paulo Constantini e a estudante de Biologia, Emily Calisto Hernandes, integrantes do “Wikitermes”, site de divulgação científica sobre os cupins. Cerca de 30 jovens do Grupo Escoteiro Anderson Rossi de Almeira – GEARA, de Ribeirão Pires, participaram da atividade.

“Quando falamos em cupim, a primeira imagem que vem à mente das pessoas são móveis e estruturas de madeira estragadas. Entretanto, das cerca de três mil espécies de cupins conhecidas, apenas 12% já foram reportadas como pragas, e apenas 3,5% são realmente consideradas ameaças sérias. Boa parte das pessoas desconhece a importância que esses insetos desempenham nos ecossistemas terrestres”, observou o professor complementando que “os cupins são importantes agentes na decomposição de matéria orgânica, consumindo desde madeira e restos de plantas, até material vegetal já bem decomposto no solo (húmus). Ao processar o alimento, eles participam ativamente do Ciclo do Carbono e Nitrogênio”, finalizou.

A ação faz parte de uma série de atividades de educação ambiental que são promovidas pelo Departamento de Gestão Ambiental. Os temas são diversos, incluindo insetos e animais da fauna local, preservação da flora, entre outros. As palestras tem como objetivo a conscientização dos munícipes da Estância, principalmente dos jovens.