Animais eram utilizados em competições de canto. Além das aves, o departamento apreendeu mais de 50 gaiolas e arapucas

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, realizou nesta quinta-feira, dia 21, o resgate de 26 pássaros, que estavam em um cativeiro ilegal na Vila Suissa. No local, ainda foram apreendidas mais de 50 gaiolas e arapucas.

As espécies resgatadas foram: azulão fêmea, sabiá laranjeiras, sabiá coleira, bico de veludo, bico de pimenta, sabiá branco, pássaro preto, bicudo, cardeal, canário da terra, sabiá preto, pintassilgo, gurandi, bigodinho e galo da campina.

A equipe chegou até o local por meio de uma denúncia anônima. Os responsáveis já foram identificados e estão respondendo o processo de maus tratos e tráfico de animais.

A pena por tráfico de animais pode ser de seis meses a um ano de detenção, além da multa que pode variar dependendo da espécie e do estado dos animais. Quem compra ou mantém cativeiros ilegais com espécies da fauna silvestre também está sujeito à mesma pena, como previsto em lei.

Entrega voluntária – quem tiver animal silvestre ou exótico em sua propriedade, uma opção é realizar a entrega voluntária, que não gera penalização e nem multa.

Para denúncias, salvamentos ou entregas voluntárias, os telefones da equipe são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.