Medida permite conversão mesmo com semáforo fechado; Outros pontos devem ser contemplados

O primeiro local a receber a intervenção foi a Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 1101. A partir de agora, está liberado para o motorista entrar à direita na Rua Águida Tori Sortino, no Jardim Panorama, mesmo com o semáforo fechado. A ação é experimental e deve ser ampliada para outros locais.

A medida atende o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que, segundo o artigo 44-A, no capítulo III das normas gerais de circulação e conduta, destaca que “É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão”.

Durante o período de testes, serão promovidas ações de conscientização e fiscalização de condutores, destacando que a preferência de travessia é sempre do pedestre e do ciclista.

“Com isso, o Departamento de Trânsito busca também melhorar a qualidade da circulação nas vias, facilitando a vida dos motoristas e diminuindo a possibilidade de congestionamentos no local”, destacou o coordenador do Programa de Educação para o Trânsito da prefeitura, Fabio Leme.