Secretaria de Educação reforça projeto de Alimentação Saudável

Modelo visa combater o sobrepeso e o desenvolvimento de problemas de saúde

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires padronizou nas 33 unidades municipais de ensino o cardápio de merenda, a fim de estabelecer uma alimentação de qualidade. Agora, todos os alunos do município têm acesso a um café da manhã ou lanche da tarde regados à frutas, bem como almoço e jantar ricos em nutrientes.

A iniciativa atende às diretrizes do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que preconiza uma alimentação variada e a “readequação os horários da merenda”. Atualmente, crianças de 0 a 3 anos, que permanecem na escola em período integral, recebem 5 refeições diárias, sendo elas, desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, enquanto crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, que frequentam a escola em período parcial, passam a se alimentar em dois horários diferentes.

Segundo a Diretora da E.M. Lavínia, Flávia Coelho, “Com o Projeto Alimentação Escolar, o ideal é ofertar ao aluno, um lanche pela manhã (fruta), e o almoço, próximo ao horário da saída. No período da tarde, as crianças recebem o almoço e no final da tarde a fruta. A intenção é oferecer uma alimentação de qualidade e alcançar os 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos”, observou.

Para Silvana Mieza, nutricionista responsável pela merenda das escolas municipais, “o cardápio oferecido aos alunos é balanceado e saudável, capaz de fornecer energia para a jornada de estudo.

Mais informações sobre a merenda escolar podem ser obtidas em https://ribeiraopires.sp.gov.brcardapio-merenda-escolar/

Aluna da E.M. Amauri do Nascimento

Refeição servida na E.M. Antônio Lacerda Bacellar