Secretaria de Educação promove palestra sobre autismo na escola Valentino Redivo

Atividade foi coordenada pela equipe do Apoio Psicossocial Escolar, o APSE

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires promoveu nesta terça-feira, dia 27, palestra sobre Autismo na Escola Estadual Valentino Redivo, localizada no Jardim Valentina. A ação foi comandada pela orientadora educacional, Valquíria Servilha, e pela diretora do Apoio Psicossocial Escolar (APSE), Alana Araújo. O convite para a atividade partiu das professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O direcionamento da palestra foi a Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista.

“A troca de vivências entre escolas municipais e estaduais tendem a reverberar em ações positivas, que afetarão de forma significativa o desenvolvimento global dos nossos educandos, afinal, boa parte dos alunos que estudam na rede municipal durante a educação infantil estão matriculados em escolas estaduais”, observou a orientadora Valquíria.

APSE – é um projeto pioneiro da prefeitura de Ribeirão Pires que fortalece as ações de identificação e acompanhamento de estudantes em vulnerabilidade matriculados na rede municipal de ensino. É composto por profissionais da equipe de orientação pedagógica, psicóloga e assistente social. O APSE já foi objeto de estudo acadêmico na UNIP de Santos e presta apoio ao Projeto Eu Tenho Voz desenvolvido pelo IPAM (Instituto Paulista de Magistrados) com o objetivo de prevenir o crime de abuso sexual, físico e psicológico contra crianças e adolescentes.

Orientação Especializada e APSE compartilhando conhecimento com a Escola Estadual Valentino Redivo – Tema da roda de conversa A importância do vínculo para incluir.