Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Secretaria de Educação e Cultura promove Encontro sobre Etnomatemática

Encontro formativo a respeito das relações étnico-raciais promovido pela Educação Especializada da Secretaria de Educação e Cultura às professoras das Salas de Recursos

A SECULT realizou nessa quarta-feira, 09, na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires – EMARP, Escola Municipal de Arte de Ribeirão Pires o encontro formativo “Relações étnico-raciais na prática – Etnomatemática”, promovido pelo setor de Educação Especializada da Secretaria de Educação e Cultura e direcionado às professoras das Salas de Recursos da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Pires.

O encontro, que teve a duração de 6 horas, teve como objetivo discutir a implementação da Lei nº 11.645/08 a partir da contextualização dos saberes indígenas no campo da Matemática. A lei em questão altera as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da educação básica, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Ao longo do encontro, as profissionais reavaliaram a história da colonização partindo do ponto de vista dos povos originários, conhecendo as lideranças indígenas brasileiras através de diferentes recursos tecnológicos e puderam realizar atividades matemáticas a partir do sistema de numeração Guarani. Para a orientadora educacional Tatiane Ribeiro, “A maneira mais eficaz de se romper com paradigmas e preconceitos é promover o acesso ao conhecimento e o despertar do interesse pelos saberes outros. Lembrando que no dia 10 de novembro a formação contemplará ainda 80 estagiários de pedagogia”, observou.

Encontro formativo étnico-raciais foi destinado às professoras das Salas de Recursos da Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires
Conhecendo as lideranças indígenas brasileiras através de diferentes recursos.