Ribeirão Pires sedia segunda capacitação sobre direitos da criança e do adolescente com deficiência intelectual

Cerca de 100 servidores públicos e representantes do Terceiro Setor da Estância participaram do encontro do projeto “Inclusão, mais que um Direito!”

Dando sequência à capacitação de servidores públicos sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio de parceria com Instituto Jô Clemente, promoveu, nesta quinta-feira (28), o segundo encontro com equipes de três secretarias – Assistência, Participação e Inclusão Social; Saúde; e Educação e Cultura. A ação, que conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), foi realizada no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.

O encontro contou com duas palestras: “Crianças e adolescentes: história, cultura e contextos atuais”, com a psicóloga da área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto Jô Clemente, Luciana Sanches; e “Violação de direitos contra criança e adolescente com deficiência”, a psicóloga do Centro de Apoio Técnico à Pessoa com Deficiência da Delegacia Seccional de Guarulhos, Thaís Barreto Pereira.

“Na década de 70 o que existia era o ‘código de menores’ e a doutrina era de situação de irregularidade. Eram vistos como delinquentes. Com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) saímos deste perfil para o de um ser humano em desenvolvimento. As políticas públicas já existem, mas ainda temos muito que trabalhar para garantir que toda criança tenha acesso, de fato, a esses direitos”, comentou a psicóloga Luciana Sanches.

Ao todo serão quatro encontros e um seminário que abordarão, ainda, temas como: “Prevenção à Violência; Trabalho em Rede – Enfrentamento e prevenção às violações de direito”; “Introdução à Política Pública e Legislações; e Apresentação da Carta de Intenções para incidência de Políticas Públicas”.

Serviço – A ação, que faz parte do projeto “Inclusão, mais que um direito!”, está em Ribeirão Pires e terá os próximos encontros nas seguintes datas: 3º Encontro em 16 de abril; 4º Encontro em 30 de abril e Seminário em 22 de maio, das 8h às 12h, no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro.