Ribeirão Pires realiza 1 em cada 3 castrações no ABC

Levantamento do Repórter Diário aponta que a Estância é responsável por 37,56% das castrações de cães em cães realizadas em toda a região entre janeiro em abril

Ribeirão Pires está cada vez mais se consolidando como referência em políticas públicas na causa animal. A cidade, agora, acaba de alcançar outro feito importante em relação ao controle populacional de animais de estimação. De acordo com levantamento realizado pelo jornal Repórter Diário, a Estância foi responsável por 1 em cada 3 castrações de cães e gatos realizadas em toda a região do ABC entre janeiro e abril deste ano, totalizando 1268 procedimentos ante 3376 realizados em todas as sete cidades do ABC somadas.

O prefeito Guto Volpi celebra esses números e destaca que o compromisso com a causa pet aumenta a cada dia. “Inúmeras já são as nossas conquistas, como a criação da base do departamento ambiental, o castramóvel, a ambulância para resgatar, o projeto Abelhas da Mata, feira de adoção, vacinação antirrábica permanente, entre outras. Nosso trabalho está se tornando referência para o Brasil e vamos continuar investindo para ampliar cada vez mais os serviços”, disse.

Desde a criação do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal em junho de 2021, a prefeitura de Ribeirão Pires já realizou 3945 castrações. Somente para 2023, a prefeitura estima realizar três mil procedimentos. “Nossas ações visam garantir a saúde e bem-estar dos animais de estimação e contribuir para a construção de uma cidade mais consciente e responsável com a proteção animal”, observa a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo.

As inscrições para a castração seguem abertas e podem ser realizadas de segunda a sexta das 9h às 12h, por meio do telefone 4824-4197. Os procedimentos são realizados na base da equipe ambiental. A cirurgia pode ser feita em cães e gatos entre seis meses e seis anos de idade.