Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Ribeirão Pires promove 6º Festival da Diversidade dia 25 de maio

Evento gratuito acontece pela primeira vez no Paço Municipal

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Turismo e Assistência, Participação e Inclusão Social em parceria com a Associação Ribeirão-pirense de Apoio a Diversidade (ARPA), realiza no dia 25 de maio o 6° Festival da Diversidade. O evento, que acontecerá a partir das 15h no Paço Municipal (localizado à Rua Miguel Prisco, 288 – Centro) terá Melody, Dornelles, Mc Soffia, Rihanna Cover entre outras atrações.

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a van do Cidadania disponibilizará, das 15h às 21h, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) com a realização de testes rápidos de Hepatites B e C, além, também, de testes para Sífilis. A equipe prestará orientações e distribuirá insumos de prevenção.

“Ações como essa são extremamente importantes, não apenas pela questão cultural em si, mas também pela visibilidade que traz para o movimento LGBT+ e nossas pautas”, comentou Rafael Ventura, presidente da ARPA LGBT.

O evento tem entrada gratuita com ingresso solidário – doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração para pet que serão encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Ações – Ainda neste mês, a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social deve iniciar o mapeamento da população trans de Ribeirão Pires com intuito de efetuar o segundo mutirão de retificação de nome e inclusão em políticas públicas de assistência social.

Em 2023, cinco mulheres transgênero, previamente cadastradas, receberam o auxílio da Prefeitura e conseguiram a retificação de nome e gênero do registro civil. Esse processo passou a ser feito 100% de forma extrajudicial em março de 2018, quando o Supremo Tribunal Federal reconheceu a importância de retirar a obrigatoriedade da cirurgia e a solicitação judicial para a retificação do nome. Desde então, a alteração de prenome e gênero pode ser feita de forma extrajudicial, diretamente no Cartório de Registro Civil.

Melody está entre as atrações do 6º Festival da Diversidade de Ribeirão Pires Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

Skip to content