Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Ribeirão Pires não tem caso confirmado de hanseníase desde 2020

A cidade tem trabalhado para divulgar e conscientizar os munícipes sobre a doença neste mês

A Secretária de Saúde de Ribeirão Pires, tem trabalhando durante o mês de janeiro roxo para falar sobre a hanseníase e em parceria com as UBS da cidade tem realizado palestras para conscientizar os usuários das unidades.

A Estância não tem registrado casos de hanseníase desde de 2020. Em 2022, foram 12 casos suspeitos, mas nenhum confirmado. No ano de 2019,  a cidade confirmou cinco casos e todos foram curados, sendo 4 terminando o tratamento no ano seguinte. Vale ressaltar, que o tratamento da hanseníase pode levar de nove meses até um ano.

Sendo assim, com as palestras, divulgação de material nas unidades de saúde, Ribeirão Pires tem como objetivo continuar informando a população sobre a doença. Vale ressaltar que, em casos de qualquer mancha na pele que não tenha sensibilidade e que não cresça pelos, é recomendado procurar uma unidade de saúde.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado, Nanci Garrido falou sobre o procedimento realizado na cidade em casos da doença. “São realizados trabalhos de busca ativa dos suspeitos para realização de diagnóstico”. Além disso, Nanci falou sobre a importância das palestras que vêm sendo realizadas. “Com a informação a população pode reconhecer os sinais e sintomas e buscar os serviços de Saúde para orientação. Então, o conhecimento das informações pode auxiliar na identificação dos casos ou suspeitas” disse

Janeiro Roxo – Mais informações e programação da cidade para a campanha de conscientização da hanseníase podem ser obtidas no site ribeiraopires.sp.gov.br

UBS Centro Alto realizou nesta terça-feira (24), a palestra da campanha do janeiro roxo
Skip to content