Ribeirão Pires já realizou 1000 castrações em 2023

Cirurgias estão sendo realizadas na sede da equipe ambiental, no Centro da cidade

Somente nos três primeiros meses de 2023, a prefeitura de Ribeirão Pires já realizou mais de 1000 castrações em cães e gatos. O procedimento é 100% gratuito e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h pelo telefone 4824-4197. A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Uma das veterinárias da equipe, Jéssica Piovezan, explicou a importância da castração: “É fundamental a realização desse procedimento, pois temos um problema de abandono e fuga de animais, que podem gerar problemas grandes de zoonoses, passando doenças tanto para humanos quanto para os demais animais, além da questão próprio sofrimento do bichinho”, explicou.

Em 2022, a cidade já havia batido o recorde de castrações atingindo a marca de 2527 cirurgias. A meta deste ano é chegar a 3 mil procedimentos.

Todos os animais que realizam a operação são catalogados e microchipados. Com isso, é possível realizar a identificação do animal e as informações de contato do tutor em caso de fuga ou abandono.

Além dos animais que já possuem um tutor, as campanhas realizam o procedimento para protetores, ONGs e abrigos parceiros da prefeitura que, por sua vez, promovem a doação dos animais, já castrados e vacinados, nas tradicionais feiras que acontecem todo último sábado do mês na Vila do Doce.