Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Ribeirão Pires já realizou 1000 castrações em 2023

Cirurgias estão sendo realizadas na sede da equipe ambiental, no Centro da cidade

Somente nos três primeiros meses de 2023, a prefeitura de Ribeirão Pires já realizou mais de 1000 castrações em cães e gatos. O procedimento é 100% gratuito e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h pelo telefone 4824-4197. A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Uma das veterinárias da equipe, Jéssica Piovezan, explicou a importância da castração: “É fundamental a realização desse procedimento, pois temos um problema de abandono e fuga de animais, que podem gerar problemas grandes de zoonoses, passando doenças tanto para humanos quanto para os demais animais, além da questão próprio sofrimento do bichinho”, explicou.

Em 2022, a cidade já havia batido o recorde de castrações atingindo a marca de 2527 cirurgias. A meta deste ano é chegar a 3 mil procedimentos.

Todos os animais que realizam a operação são catalogados e microchipados. Com isso, é possível realizar a identificação do animal e as informações de contato do tutor em caso de fuga ou abandono.

Além dos animais que já possuem um tutor, as campanhas realizam o procedimento para protetores, ONGs e abrigos parceiros da prefeitura que, por sua vez, promovem a doação dos animais, já castrados e vacinados, nas tradicionais feiras que acontecem todo último sábado do mês na Vila do Doce.

Skip to content