Ribeirão Pires inicia projeto de compostagem em escolas municipais

Por meio de formação de profissionais e atividade com alunos, Prefeitura estimula destinação de resíduos orgânicos para adubo de hortas escolares

A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou neste mês projeto piloto voltado à sustentabilidade na EM (Escola Municipal) Palmira Antônio Pereira. Por meio de ação integrada entre secretarias de Educação e de Meio Ambiente, profissionais da unidade de ensino participaram de formações sobre compostagem, para incentivar o uso de resíduos orgânicos na produção de adubo natural destinado à horta escolar.

A ação faz parte do programa Escola 2030, conjunto de projetos que atendem a ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas). Durante a formação, foram apresentadas teoria e prática da compostagem: importância do processo orgânico, tipos de resíduos que podem ser utilizados, tipos de plantações que podem receber os adubos e métodos de produção.

A previsão é que ao longo deste ano o projeto piloto seja ampliado e levado às 33 escolas da rede municipal. Além dos profissionais das unidades, as atividades também envolvem os estudantes, como estímulo ao pensamento e ações sustentáveis.

“Educação e sustentabilidade caminham juntas. As iniciativas que estamos levando à rede municipal e que acontecem em toda a cidade fazem parte de um esforço coletivo que deve envolver toda a sociedade pela preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

Compostagem – Processo biológico e químico que tem o propósito de produzir composto usado para fortalecer plantações e que reduz as taxas de destinação inadequada de resíduos. Cascas, bagaços, sementes ou caroços de todas as frutas e legumes podem ser utilizados neste processo, assim como folhas, talos de verduras, casca de ovos, sachês de chá, grãos e ervas.

O projeto de compostagem nas escolas reutiliza resíduos orgânicos como cascas, bagaços, sementes e caroços de todas as frutas e legumes
As hortas escolares serão beneficiadas com o composto; o intuito é fomentar ações sustentáveis dentro das escolas municipais