Café da manhã, palestras, defesa pessoal também marcam ações de enfrentamento à violência contra a mulher
A Prefeitura de Ribeirão Pires e a Coordenadoria da Mulher realizam na próxima sexta-feira (29), às 9h, as ações de encerramento do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. O evento será realizado no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro e contará com programação exclusiva voltada ao público feminino e entre os destaques está a retomada do Programa Girassol que oferece acolhimento e apoio contínuo a mulheres vítimas de violência, com encontros mensais na sede da OAB Ribeirão Pires
Entre as atividades estão um café da manhã especial, palestras da advogada Dra. Danielle Alves, presidente da Comissão da Mulher Advogada de Ribeirão Pires, e da Sargento Letícia, além de demonstração de técnicas de defesa pessoal.
“A prioridade é que toda mulher em situação de violência, moradora de Ribeirão Pires, conheça seus direitos e saiba onde buscar ajuda, seja na OAB, na Coordenadoria da Mulher, na delegacia, no Ministério Público, na Patrulha Maria da Penha ou na Polícia Militar. Nosso objetivo é que, independentemente do local onde ela procure apoio, seja acolhida e orientada de forma segura, quebrando o ciclo da violência e contribuindo para a redução dos índices de violência contra a mulher”, afirma Dra. Danielle Alves.
“Encerramos o Agosto Lilás com um momento pensado para acolher, orientar e fortalecer nossas mulheres. Cada palestra, cada atividade e o retorno do Programa Girassol representam o compromisso da Prefeitura em garantir que nenhuma mulher se sinta desamparada, reforçando a rede de proteção e a importância da prevenção da violência”, destaca Leonardo Biazi, secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social.
O Agosto Lilás é uma iniciativa nacional que marca a sanção da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006. Em Ribeirão Pires, as ações buscam informar sobre os diferentes tipos de violência — física, psicológica, sexual, moral e patrimonial — e apresentar a rede de apoio disponível no município, promovendo uma cultura de respeito e igualdade.
Coordenadoria de Mulheres – Vinculada à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, a coordenadoria está sediada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS (Rua Batista Lion, 108 – Centro), funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Criada pela Lei Ordinária nº 6.325/2019, a Coordenadoria tem como missão elaborar, coordenar e articular políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres, visando à igualdade de gênero no âmbito municipal.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se o acolhimento psicológico e social, orientação jurídica, encaminhamentos para a rede de proteção e apoio contínuo a mulheres em situação de violência.
| Texto: Ghretta Pasuld / Foto: Gabriel Mazzo (PMETRP)
