Ribeirão Pires dá início aos encontros da PNAB 2025 com participação de fazedores de cultura da cidade

Próximas escutas públicas seguem nos dias 6, 13 e 20 de agosto, em diferentes pontos do município

Com participação ativa dos fazedores de cultura, Ribeirão Pires iniciou, nesta segunda-feira (4), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, o ciclo de encontros da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), referente ao exercício de 2025. A iniciativa marca o início da construção coletiva do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) no município, etapa fundamental para definir as prioridades do setor cultural local.

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, o encontro apresentou diretrizes da PNAB e esclareceu dúvidas sobre a utilização dos recursos federais. A secretária de Cultura, Rosí Ribeiro de Marco, destacou a importância do diálogo com a comunidade artística. “É momento de escuta e construção conjunta. Nosso compromisso é garantir que os recursos da PNAB cheguem até quem realmente faz a cultura acontecer em nossa cidade.”

Durante o mês de agosto, o ciclo de escutas seguirá por diferentes regiões da cidade: 06/08 – CEU Quarta Divisão (Estrada de Sapopemba, 5.055; 13/08 – CTT Jardim Caçula (R. Clemente Peralta, 321) e no 20/08 – Audiência Final, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Centro). Todas acontecerão às 19h.

A Política Nacional Aldir Blanc prevê o repasse de R$15 bilhões até 2027, por meio do Fundo Nacional de Cultura, a estados, municípios e o Distrito Federal. Os recursos podem ser aplicados em editais de fomento, ações diretas, festas populares, aquisição de bens, manutenção de espaços e outras iniciativas culturais.

Para contribuir com o planejamento das ações, agentes culturais podem responder à consulta pública on-line, disponível no link: https://goo.su/dZ6o36l.