Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Ribeirão Pires comemora um ano de “Condomel – Abelhas da Mata” com a inauguração do 10º ponto, na Vila do Doce

Projeto pioneiro visa preservar a biodiversidade e promover a polinização das espécies vegetais na região

A Prefeitura de Ribeirão Pires celebra nesta quinta-feira (24) o aniversário de um ano do projeto “Condomel – Abelhas da Mata”, marcando a ocasião com a inauguração do décimo ponto, na Vila do Doce. A estreia da nova colmeia aconteceu nesta terça-feira (22), durante a reinauguração da Vila do Doce, com a presença de autoridades, jornalistas e moradores.

Há exatamente um ano, em 24 de agosto, o projeto “Condomel” iniciava sua trajetória com a instalação de sua primeira unidade, na Câmara Municipal. Ribeirão Pires se destaca ao criar “condomínios” de abelhas nativas e sem ferrão, distribuídos de maneira inteligente por toda a cidade.

A proposta não apenas visa preservar a biodiversidade local, mas também desempenha um papel crucial na polinização das espécies vegetais da Mata Atlântica, que circunda a cidade. Com a crescente preocupação em torno da redução das populações de polinizadores naturais, como as abelhas, o projeto se apresenta como uma resposta inovadora e eficaz.

É o que destaca a secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo. “Através do ‘Condomel – Abelhas da Mata’, estamos não apenas protegendo esses polinizadores vitais, mas também cultivando uma consciência ambiental que impactará positivamente as gerações futuras. A polinização é um elo crucial para a manutenção do equilíbrio do ecossistema da Mata Atlântica, garantindo frutos e sementes que sustentam não apenas a vida vegetal, mas também a fauna e os seres humanos”, disse.

Atualmente, o projeto “Condomel – Abelhas da Mata” conta com uma rede de dez pontos estrategicamente posicionados em toda a cidade, oferecendo abrigos seguros para abelhas nativas e sem ferrão. Com sua abordagem inovadora e foco na preservação ambiental, a iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires é referência para soluções sustentáveis e colaborativas para a conservação da biodiversidade e da vida vegetal.

Circuito das Abelhas – Do projeto nasceu, ainda, o Circuito das Abelhas, que reúne colmeias naturais e os condomínios de abelhas espalhados pela cidade. São mais de 20 pontos marcados que podem ser acessados por meio de QR Codes que estão nas redes da Prefeitura.