Equipamentos da Quarta Divisão e Jardim Caçula ampliaram o acesso ao esporte e à convivência comunitária; projetos fazem parte da requalificação urbana promovida pela Prefeitura
Um ano após a inauguração, a “Areninha” da Quarta Divisão e a Praça Esportiva do Jardim Caçula se consolidaram como polos de esporte, lazer e transformação social em Ribeirão Pires. As estruturas, entregues nos dias 22 e 26 de junho de 2024, respectivamente, completam agora um ciclo de 12 meses de intensa atividade esportiva e impacto direto na qualidade de vida das comunidades locais.
Ambas as praças foram entregues como parte de um plano de revitalização dos bairros mais afastados do centro da cidade. Cada uma conta com quadras de futebol society e basquete 3×3, iluminação de LED e arquibancadas, criando espaços seguros e modernos para crianças, jovens e famílias. Desde a abertura, os locais vêm sendo utilizados para treinamentos, amistosos e atividades comunitárias.
Na Quarta Divisão, o equipamento recebeu o nome de Ilson Galvão de Farias, homenageando um morador local. No dia da inauguração, o bairro presenciou uma grande celebração, com a presença de autoridades municipais e jogos amistosos entre alunos das escolinhas de futebol. A praça representou um marco de reocupação urbana após mais de uma década de abandono da região.
Já no Jardim Caçula, a Praça Esportiva Wilson Silvestre de Almeida se tornou, ao longo deste ano, um verdadeiro ponto de encontro para jovens atletas em busca de oportunidades. No dia da inauguração. A homenagem a Wilson Silvestre de Almeida, morador e amante do futebol de várzea, emocionou os familiares e moradores. A proposta do espaço é valorizar a identidade local e dar continuidade ao espírito esportivo que sempre marcou a trajetória do homenageado. A estrutura passou a integrar o complexo esportivo do bairro, sendo constantemente utilizada por projetos sociais e clubes amadores.
“Além da infraestrutura, o impacto mais relevante das duas praças é percebido no cotidiano das comunidades. As quadras movimentam os bairros, promovem a saúde física, a disciplina e o convívio entre gerações. Para muitos moradores, trata-se da primeira vez que suas regiões recebem investimentos diretos em esporte e lazer”, destacou o secretário interino de Juventude, Esporte e Lazer, Emerson Gilarde.
A Prefeitura de Ribeirão Pires já anunciou a continuidade de ações semelhantes em outros pontos da cidade. No total, já são oito espaços que foram entregues estruturas semelhantes nos bairros Jardim Luzo, Jardim Caçula, Jardim Santista, Parque das Fontes, Vila Monteiro, Serrinha, Santa Luzia e Jardim Ribeirão Pires.
| Texto por: Ryan Hanada

FOTO: Gabriel Mazzo/PMETRP