Apenas neste ano, 19 mil exames foram realizados pela rede municipal de saúde
A Prefeitura de Ribeirão Pires intensificou a busca ativa e a testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e realizou 19 mil testes entre janeiro e agosto deste ano. O número reflete um aumento de 46%, com relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram realizadas 13 mil testagens. A rede municipal de saúde oferece, gratuitamente, testes de hepatites, sífilis e HIV.
Os exames rápidos são realizados na Atenção Básica – USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – e no Serviço de Atenção Especializada (SAE) da cidade. Além disso, hospitais e rede de emergência também contam com a disponibilidade dos testes.
A coordenadora do Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires, Nanci Garrido, destacou as testagens extramuros. “Realizamos ações nos bairros junto do programa ‘Cidadania Aqui’, no qual oferecemos testagens e orientações para os moradores. Nosso serviço é feito de forma sigilosa e sempre visando o bem-estar de quem realiza o teste”, explicou.
Além da busca ativa, recentemente a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou o projeto “Prevenção também se ensina”, na qual 120 alunos dos oitavos anos participaram da roda de conversa sobre prevenção às ISTs.
Selo Prata – Ribeirão Pires está concorrendo ao Selo Prata – Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. No último mês, a Prefeitura recebeu técnico de validação do Ministério da Saúde para analisar toda a rede municipal de infectologia.