Ribeirão Pires abre processo eleitoral para novo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

Interessadas podem se inscrever de 28 de julho a 8 de agosto. Eleição acontece no dia 22 de agosto

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, abriu o processo eleitoral para escolha das representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) para o biênio 2025/2027. A eleição será realizada no dia 22 de agosto, das 8h às 12h, no auditório da SAPIS. A votação é aberta à população moradora da cidade e será feita por cédula, de forma direta, secreta e individual. Cada eleitor poderá votar em até duas candidatas.

Criado pela Lei nº 5.923/2014, o CMDDM tem como missão propor e acompanhar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e a cidadania plena das mulheres. O conselho é composto por 14 membros, sendo sete representantes do poder público e sete da sociedade civil. A participação é voluntária e de relevante interesse público.

As inscrições para candidaturas estarão abertas de 28 de julho a 8 de agosto, por meio do formulário online disponível no link https://forms.gle/wa4H9MckYuBkCA629. Quem tiver dificuldades para acessar o link poderá se inscrever presencialmente no dia 4 de agosto, das 9h às 16h, na sede da SAPIS (Rua Conde de Sarzedas, 333 – Jardim Pastoril).

Podem participar mulheres que atuem na promoção e defesa dos direitos da mulher no município. É possível se candidatar individualmente ou como representante de entidades como ONGs, sindicatos e coletivos. As interessadas devem apresentar documentação que comprove atuação na área e residência em Ribeirão Pires.

A apuração dos votos será feita no mesmo dia, e as sete candidatas mais votadas serão nomeadas titulares, com suas respectivas suplentes. A posse das eleitas ocorrerá na primeira plenária do novo conselho. Mais informações podem ser consultadas no Regimento Eleitoral disponível no site oficial da Prefeitura de Ribeirão Pires.

| Texto: Ghretta Pasuld / Foto: Gabriel Mazzo (PMETRP)