Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Primeiro dia de Encontros com Clarice reúne cerca de 70 educadores e alunos em palestra sobre a vida da escritora 

Evento contou com livros para plateia, bate-papo e expectativas para a FLIRP 2023

Na manhã desta quinta-feira (25), o Anfiteatro Arquimedes Ribeiro recebeu cerca de 70 educadores e alunos para o primeiro dia de Encontros com Clarice. A ação, que marca as atividades pré-FLIRP na cidade, contará com sequência de reuniões imersivas sobre a escritora e romancista Clarice Lispector, homenageada da edição deste ano.

A ação conduzida pelo diretor de Patrimônio Histórico, Marcílio Duarte, e o curador da Feira Literária, Reynaldo Bessa, abordou a vida da autora. Os participantes puderam conhecer mais sobre a infância e trajetória de Clarice. “Aqui discutimos e pudemos compartilhar um pouco mais sobre quem ela é, não só sobre a vida e a importância dela como escritora, mas também sobre as obras em si”, observa Reynaldo Bessa. 

Por meio das Secretarias de Turismo e de Educação e Cultura, a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu a atividade para aprofundar os conhecimentos de professores e coordenadores da Estância. “A primeira etapa é conhecer um pouco da história da Clarice para compreender o que ela escrevia, como ela escrevia e o porquê ela escrevia daquela forma. O próximo passo é a gente entender como trabalhar isso com as nossas crianças”, comenta a orientadora educacional da rede municipal, Tatiane Ribeiro. 

Durante o evento, foram anunciadas as participações na Feira Literária de Ribeirão Pires de 2023 da Representação Central Ucraniana-Brasileira, o professor de literatura ucraniana Emilio Gaudeda e a autora da biografia de Clarice, Teresa Montero. 

Após a conclusão da palestra, foi feito um jogo de perguntas sobre o que foi apresentado, e os participantes que acertaram as perguntas ganharam um exemplar do livro Outros Barulhos, escrito por Reynaldo Bessa. Os próximos encontros estão marcados para os dias 1 e 15 de de junho, com apresentação das obras e os desdobramentos da romancista. 

Encontros com Clarice – próximas agendas:

1º de junho – 9h – Obra 

15 de junho – 9h – Leituras 

Local: – Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 218, Jardim Pastoril)

Aberto ao público. Entrada franca.

 A ação, que marca as atividades pré-FLIRP, conta ainda com mais dois encontros abordando as obras e desdobramentos de Clarice Lispector. Foto: Joyce Cunha/PMETRP

Skip to content