Prefeitura de Ribeirão Pires reforça oferta de tratamento do vírus HIV no Serviço de Atenção Especializada

Serviço municipal amplia acesso a métodos de prevenção ao HIV com atendimento gratuito, sigiloso e humanizado

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza gratuitamente os tratamentos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para prevenção ao HIV. O atendimento é realizado no Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na Rua João Domingues de Oliveira, 320 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além do atendimento presencial, a equipe multiprofissional também orienta a população sobre a utilização correta dos medicamentos e formas de prevenção combinadas, por meio do WhatsApp: (11) 4828-4441 e do telefone 0800 773 1661.

A PrEP é um tratamento preventivo contínuo, destinado a pessoas com maior risco de exposição ao HIV e que consiste no uso diário de medicamentos para reduzir a chance de infecção. Já a PEP é indicada em situações emergenciais, após uma possível exposição ao vírus, devendo ser iniciada em até 72 horas e mantida por 28 dias. Após as 17h, bem como nos finais de semana e feriados, o acesso à PEP é garantido pela UPA Santa Luzia, localizada na Estrada da Colônia, 2959.

De acordo com a coordenadora do SAE, Nanci Garrido, o acesso ampliado garante maior segurança à população. “A PrEP e a PEP são ferramentas fundamentais na prevenção do HIV. Nosso trabalho vai além da dispensação dos medicamentos: oferecemos acompanhamento clínico, orientação individualizada e apoio para que cada pessoa possa cuidar da própria saúde com informação e acolhimento”, destaca.

O SAE de Ribeirão Pires também realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além do acompanhamento de pacientes vivendo com HIV/Aids, sempre com atendimento sigiloso, gratuito e humanizado.

O Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires oferece o tratamento de forma gratuita Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP