Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Prefeitura de Ribeirão Pires inicia consulta pública para revisão do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Iniciativa busca aprimorar a gestão ambiental do município e conta com a participação da população na definição de políticas públicas

A Prefeitura de Ribeirão Pires deu início nesta quarta-feira, dia 17, a uma consulta pública para a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, a iniciativa tem como objetivo aprimorar a gestão ambiental e promover a participação da população na definição de políticas públicas.

O PMGIRS de Ribeirão Pires foi aprovado em 2012 e, agora, passa por um processo de atualização e revisão. A consulta pública ficará aberta até o dia 17 de junho, permitindo que os moradores, representantes de entidades e demais interessados possam contribuir com suas ideias e sugestões para aperfeiçoar o plano.

Essa ação é resultado de um projeto de cooperação entre servidores da Universidade Federal do ABC (UFABC), Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano e integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A comissão responsável pela revisão do PMGIRS conta com representantes de diversos setores, como a UFABC, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), a Vigilância Sanitária e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires (Cooperpires).

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um instrumento fundamental para orientar as ações relacionadas à gestão de resíduos no município. Ele inclui um diagnóstico da situação atual, projeções, cenários, metas e ações recomendadas em horizontes de curto, médio e longo prazos, visando aprimorar a qualidade de vida da população e promover práticas sustentáveis.

A secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, ressaltou a importância da participação popular na construção de políticas públicas. “É fundamental que a população esteja engajada nesse processo, contribuindo com suas experiências, ideias e demandas. A gestão de resíduos é responsabilidade de todos, e a participação ativa da comunidade fortalece a efetividade das ações e garante um futuro mais sustentável para Ribeirão Pires”, afirmou Araújo.

A revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é uma oportunidade para a população de Ribeirão Pires participar ativamente na construção de um futuro mais consciente e sustentável. O link para as sugestões e o acesso do plano é https://forms.gle/83hsBJG8jtqtCzxW8 .

Skip to content