Prefeitura de Ribeirão Pires inicia consulta pública para revisão do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Iniciativa busca aprimorar a gestão ambiental do município e conta com a participação da população na definição de políticas públicas

A Prefeitura de Ribeirão Pires deu início nesta quarta-feira, dia 17, a uma consulta pública para a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, a iniciativa tem como objetivo aprimorar a gestão ambiental e promover a participação da população na definição de políticas públicas.

O PMGIRS de Ribeirão Pires foi aprovado em 2012 e, agora, passa por um processo de atualização e revisão. A consulta pública ficará aberta até o dia 17 de junho, permitindo que os moradores, representantes de entidades e demais interessados possam contribuir com suas ideias e sugestões para aperfeiçoar o plano.

Essa ação é resultado de um projeto de cooperação entre servidores da Universidade Federal do ABC (UFABC), Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano e integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A comissão responsável pela revisão do PMGIRS conta com representantes de diversos setores, como a UFABC, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), a Vigilância Sanitária e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires (Cooperpires).

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um instrumento fundamental para orientar as ações relacionadas à gestão de resíduos no município. Ele inclui um diagnóstico da situação atual, projeções, cenários, metas e ações recomendadas em horizontes de curto, médio e longo prazos, visando aprimorar a qualidade de vida da população e promover práticas sustentáveis.

A secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, ressaltou a importância da participação popular na construção de políticas públicas. “É fundamental que a população esteja engajada nesse processo, contribuindo com suas experiências, ideias e demandas. A gestão de resíduos é responsabilidade de todos, e a participação ativa da comunidade fortalece a efetividade das ações e garante um futuro mais sustentável para Ribeirão Pires”, afirmou Araújo.

A revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é uma oportunidade para a população de Ribeirão Pires participar ativamente na construção de um futuro mais consciente e sustentável. O link para as sugestões e o acesso do plano é https://forms.gle/83hsBJG8jtqtCzxW8 .