Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura novo endereço do CRAS no Centro Alto

Separado do CREAS, equipamento da Assistência Social de Ribeirão Pires passa a funcionar em espaço exclusivo de atendimento

Na manhã desta quarta-feira (3), a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro. Funcionando há 6 anos no mesmo endereço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situado à Rua Batista Lion, no Centro, a partir de agora, a unidade da Assistência Social ganha sede exclusiva de atendimento (Rua Jorge Tibiriçá, 140 – Núcleo Colonial), no Centro Alto.

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, relatou que a conquista de um espaço exclusivo para o atendimento à população pela Assistência Social faz parte do compromisso da gestão com o desenvolvimento do município. “Basta reavivar a memória. Temos obras e projetos acontecendo nos quatro cantos da cidade e em todas as áreas: educação, zeladoria, esporte e saúde. É planejamento para o futuro. Temos muita coisa a fazer, mas nunca paramos de trabalhar”.

“Ganhar um espaço exclusivo para atendimento da população em situação de vulnerabilidade é um marco para nossa cidade. Foram 6 anos funcionando numa edícula. Isso é sinônimo de compromisso da Administração com o cidadão. E, aqui no CRAS Centro, todos poderão encontrar uma equipe preparada para acolher e atender as demandas”, comentou a secretária de Assistência, Participação e Inclusão Social, Marisa Reinoso de Abreu.

São mais de 12 mil famílias cadastradas na unidade, oriundas dos seguintes bairros: Aliança, Bocaina, Centro, Centro Alto, Colônia, Guapituba, Pastoril, Ponte Seca, Roncon, Santana, São Caetaninho e Suíssa, e média de 330 atendimentos por mês.

O CRAS Centro também acompanha 20 famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cujo objetivo é fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Além disso, o CRAS Centro ganhou espaço exclusivo para o CadÚnico, anteriormente realizado na recepção. São efetuados, aproximadamente, 50 novas inclusões por mês.