Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Prefeitura de Ribeirão Pires convoca audiência pública para revisão do Plano de Resíduos Sólidos

No dia 30 de setembro, evento permitirá participação na apresentação do texto, que foi desenvolvido em colaboração com a UFABC e o COMDEMA

A Prefeitura de Ribeirão Pires anunciou a convocação de uma audiência pública para a revisão e apresentação do “Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS)” do município. O evento está marcado para o dia 30 de setembro e acontecerá de forma híbrida, permitindo a participação tanto presencial, na Câmara, quanto online.

O plano, que tem sua abordagem abrangente e cooperativa, foi elaborado através da colaboração entre representantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, além de membros ativos do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

Com um histórico que remonta a sua aprovação em 2012, o PMGIRS agora passa por uma revisão essencial para adequar-se às demandas e desafios atuais. Essa iniciativa reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a gestão responsável dos resíduos.

A participação popular tem sido destacada como um fator crucial para o sucesso dessa revisão. A secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo, enfatiza a importância do envolvimento ativo da comunidade em questões ambientais tão relevantes. “A colaboração da população é essencial para moldar um futuro mais sustentável para Ribeirão Pires”, afirmou.

Além disso, o professor do Bacharelado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC, Adalberto Azevedo, que coordenou o projeto de revisão, destaca que “a participação no Plano não se limita à consulta e audiência pública, estando também prevista no plano de monitoramento das metas e ações propostas, pensado para os próximos anos”.

A audiência pública no Plenário “Roberto Botacin Moreira” na Câmara Municipal deve ser marco na trajetória de Ribeirão Pires em direção a gestão de resíduos mais eficiente e consciente. O evento representa uma oportunidade única para os cidadãos engajarem-se ativamente na construção de um futuro sustentável para a cidade.

Textos podem ser acessados no Paço Municipal, na Câmara Municipal ou pelo link: https://forms.gle/zNa7A1opBAGihgwu