Telefone: (11) 4828-9800

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Patacori Ogum reúne mil pessoas na Vila do Doce em Ribeirão Pires

Festividade faz parte do calendário oficial de eventos do município

Cerca de mil pessoas participaram do ato religioso com Padê de Exu e Louvação a Ogum, realizado na manhã deste domingo (28), na praça Central da Vila do Doce, em comemoração a Patacori Ogum. A comemoração passou a integrar o calendário oficial de eventos do município com a aprovação da Lei 6628/2021, que oficializou 23 de abril como o Dia Municipal de Patacori Ogum.

“Este é um momento importantíssimo para o povo de terreiro, para o povo de santo. Isso porque marca a nossa luta para combater o preconceito, a intolerância e todas as formas de discriminação religiosa que existem”, comentou Iya Monadeosi, coordenadora do 3º Patacori Ogum. Na sequência, às 12h, houve cortejo e caminhada até o Complexo Ayrton Senna, local em que foi servida a tradicional feijoada.

Além de lideranças religiosas da cidade e região, compareceu ao evento a secretária de Assistência, Participação e Inclusão Social, Marisa Reinoso de Abreu. “Ogum nos ensina sobre coragem e resiliência necessárias para superar obstáculos e abrir novos caminhos. Por isso, que Ogum continue a nos guiar com justiça e integridade”, completou Marisa.

Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Orixá do ferro, dos agricultores, da guerra, dos caçadores, da tecnologia. É ligado à criatividade e à transformação. Ogum é o patrono dos soldados e o Orixá da abertura dos caminhos.

O evento, que é organizado pela Comissão Patacori Ogum, antiga LIREMARP (Lideranças Religiosas de Matrizes Africanas de Ribeirão Pires), conta com o apoio cultural da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da Coordenadoria da Igualdade Racial.