Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Outubro Rosa: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Ribeirão Pires já realizou quase 8.500 mamografias

Equipamento de saúde foi fundamental para zerar filas pelo exame na rede pública municipal da cidade

Em maio de 2022, a Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O equipamento que foi o pontapé inicial da transformação e modernização da rede de saúde municipal zerou fila de demandas como mamografia, com 8.457 exames realizados desde então.

O novo equipamento público de saúde aumentou a capacidade de procedimentos em 248%. Antes da inauguração do CAISM, os exames eram realizados no Hospital e Maternidade São Lucas e agora conta com capacidade de 400 exames por mês.

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, localizado na Avenida Humberto de Campos, 70, além dos exames de mamografia, oferece também mastologia, medicina fetal, ultrassonografia e citopatologia; clínica médica, ginecologia e obstetrícia, psicologia, assistência social, entre outros. Para atendimento na unidade de saúde, é necessário antes passar por alguma Unidade Básica.

O exame de mamografia é recomendado principalmente para mulheres a partir dos 40 anos, especialmente aquelas com histórico familiar de câncer de mama. A mamografia é uma ferramenta crucial para a detecção precoce do câncer de mama, permitindo um tratamento mais eficaz e aumentando as chances de cura.

A rede municipal de saúde realiza durante o mês de conscientização roda de conversa nas unidades de atenção básica – USF e UBS – e realizando orientações às mulheres para realização dos exames de prevenção e os serviços disponibilizados na rede.