Mais de 250 estudantes de Ribeirão Pires celebram formatura no Proerd

Evento destaca ações educativas com animais e personagens lúdicos para reforçar prevenção a drogas e violência

Nesta sexta-feira (22), 280 alunos do 5º ano da rede pública estadual participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), realizada no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro. A cerimônia reuniu estudantes das escolas E.E. Di Cavalcanti (Jardim Caçula), E.E. Professor João Gaudêncio Mainine (Vila Luzitano), E.E. Prof. Maria Pastana Menato (Santa Luzia), E.E. Professora Marisa Afonso Salero (Jardim Verão), E.E. Prefeito Francisco Arnoni (Bocaina) e Colégio São José.

O evento contou com a presença do secretário de Educação, Raphael Volpi; do secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio; do comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, Felipe Pinholi Cardoso; do comandante da Guarda Civil Municipal, Wenderson Ferreira; da presidente do Conseg de Ribeirão Pires, Carla Soares; e da cabo PM Eloina, instrutora do Proerd.

Para tornar a cerimônia mais lúdica, os soldados PMs Zalma e Fábio Wisnheski, conhecidos como Soldado Risadinha e Capitão Edinho, do projeto PMs da Alegria, interagiram com a plateia. Em seguida, a Guarda Civil Municipal apresentou o projeto de educação nas escolas com a equipe do Canil e os cães Ragnar e Thor, reforçando a importância do respeito e da convivência responsável.

O prefeito Guto Volpi comentou: “Ver nossos estudantes se formando no Proerd é motivo de orgulho. Programas como este ajudam a construir cidadãos conscientes, que sabem fazer escolhas seguras e respeitar os outros, fortalecendo nossa comunidade desde cedo.”

O Proerd tem como foco prevenir o uso de drogas e a violência, ensinando aos estudantes a evitar más companhias, resistir a pressões e buscar sempre apoio de familiares ou responsáveis em situações de risco.

| Texto: Ghretta Pasuld / Foto: Divulgação (PMETRP)