Formatura de professora com deficiência marca Conexão Brasil/Chile de Capoeira
Cerca de 150 pessoas participaram da cerimônia de graduação e formatura do Grupo de Capoeira Berim-Bras – 20 anos, realizada neste final de semana no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro. A atividade, que fez parte da programação Conexão Brasil/Chile de Capoeira, foi promovida em conjunto pelas Secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis); Juventude, Esportes e Lazer e Turismo, e contou com apoios do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Federação Paulista de Capoeira.
Contando com a presença de mestres capoeiristas das cidades de Jaú, Taboão da Serra, Osasco, Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e São João Clímaco, o evento marcou a formatura de 15 professores de Capoeira, dentre os quais estavam Graziele da Silva Sebastião, 29 anos, atual vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires (Condefi), primeira professora de Capoeira com deficiência de Ribeirão Pires e região. Praticante de capoeira há 22 anos, Grazi passou pelos cordões e etapas até alcançar o cordão Branco/Amarelo, reconhecido pela Federação Paulista de Capoeira.
“Posso afirmar que, sem a capoeira, eu sei se não seria essa pessoa que sou hoje, pois para quem não andava, não sentava e muito menos falava, hoje ser reconhecida como professora de capoeira vai muito além do que eu poderia imaginar”, completou Graziele.
O presidente do grupo de Capoeira Berim-Bras, João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, fez um balanço das atividade. “Conseguimos mobilizar, ao longo de todos esses dias, mais de 800 pessoas entre brasileiros e chilenos, estes últimos que saíram satisfeitos com o aprendizado da nossa cultura e dos trabalhos de capoeira na Estância. Me senti realizado e feliz por todo o carinho com a comunidade e também pelo apoio do poder público municipal através da Sapis”, falou.