Festival Sem Barreiras celebra a cultura e a inclusão em Ribeirão Pires

Semana de atividades gratuitas destaca artistas com deficiência e promove acessibilidade em diferentes pontos da cidade

De 20 a 27 de setembro, Ribeirão Pires recebe o Festival Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social. O evento integra a Semana Municipal “Sem Barreiras”, instituída pela Lei nº 6.685/2021, e acontece em diferentes locais da cidade, destacando-se por promover cultura, inclusão e acessibilidade. A programação coincide com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, reforçando o compromisso do município com a valorização e visibilidade das pessoas com deficiência.

O Festival tem como objetivo dar destaque ao trabalho cultural de artistas com deficiência em diversas expressões – teatro, música, dança, literatura e outras – e ampliar a acessibilidade comunicacional, com intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas.

“O Festival Sem Barreiras é uma oportunidade única de mostrar que a cultura e a inclusão caminham lado a lado em Ribeirão Pires. Queremos dar visibilidade ao talento dos artistas com deficiência e garantir que todos possam participar e aproveitar as atividades com acessibilidade plena. Cada apresentação, palestra ou intervenção esportiva reforça nosso compromisso com uma cidade mais justa, diversa e acolhedora para todos”, comentou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

A abertura oficial ocorre sábado, 20 de setembro, às 15h, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Vila Albertina), com a posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, seguida de apresentações da Companhia de Dança Inclusiva – Arte para Todos e do teatro inclusivo Una.

No domingo, 21 de setembro, a partir das 14h, o Anfiteatro recebe sessões de cinema inclusivo, com exibição dos filmes Ágatha Preta, Engenho de Dentro, Escanteio, Nunca me viram gritar e Indigo Cristais, acompanhados de intérpretes de Libras e audiodescrição.

Na segunda-feira (22), às 14h, o Dr. Laerte Rodrigues Junior ministra palestra sobre “Os Benefícios do Canabidiol para as PCDs”, abordando experiências na medicina intensiva e uso medicinal da cannabis. Na terça-feira, 23 de setembro, às 19h, no Canoa Quebrada (Rua Miguel Prisco, 240 – Centro), o arquiteto Cristiano Sosi fala sobre acessibilidade comercial, seguido de palestra sobre o Programa de Empregabilidade Inclusiva, destacando benefícios e oportunidades para PCDs.

Na quarta-feira (24), às 17h30, no Ginásio Ozíris Grecco (Rua Primeiro de Maio, 105 – Centro), o público acompanha intervenções esportivas, como boxe para cegos, vôlei sentado e futebol com amputados. Na sequência, quinta-feira (25), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, Tatá Mendonça apresenta seu espetáculo de stand up.

Na sexta-feira (26), às 19h, haverá palestra educativa da OAB Ribeirão Pires e Dra. Luna, abordando os direitos das PCDs. O encerramento acontece no sábado, 27 de setembro, das 12h às 20h30, no Paço Municipal, com desfile cosplay e apresentações culturais de Samba do Nasce, Dôdi, Renato Pinheiro, Yzalu, Ivan e Banda, além da Made in Brazil, celebrando a diversidade, o talento e a inclusão cultural em Ribeirão Pires.

Agenda 2030 – O Festival Sem Barreiras também contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, ao promover educação inclusiva de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), redução das desigualdades (ODS 10), cidades e comunidades sustentáveis e acessíveis (ODS 11), promoção da paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16) e parcerias para a implementação dos objetivos (ODS 17).

| Texto: Ghretta Pasuld / Foto: Divulgação