Equipe Ambiental de Ribeirão Pires resgata 15 pássaros de cativeiro ilegal

Animais estão passando por tratamento para ser devolvidos à natureza em breve

Nesta quarta-feira, dia 03, a Equipe Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires resgatou 15 pássaros mantidos em cativeiro ilegal em uma casa no bairro de Santa Rosa. As aves foram encontradas com sinais de maus tratos e em condições precárias de higiene.  As espécies resgatadas incluem Coleirinhas, Tico-ticos, Canário da terra/reino e Maitaca.

Os pássaros foram apreendidos e o responsável pelo cativeiro ilegal autuado pela Lei Municipal 6802/2022, com multa de aproximadamente R$ 81.150,00, e indiciado criminalmente pela Lei Ambiental Federal 9605/98. A pena prevista para esse tipo de crime ambiental pode chegar a detenção de seis meses a um ano.

“A prefeitura de Ribeirão Pires reforça a importância de denunciar casos de maus-tratos a animais e alerta sobre as consequências criminais para quem pratica esse tipo de crime. O resgate dos pássaros é um passo importante para garantir a proteção e o bem-estar desses animais tão vulneráveis”, afirmou a secretária da Pasta, Andreza Araújo.

A ação só foi possível graças a uma denúncia anônima. A equipe municipal de Ribeirão Pires pede que, ao avistar animais em situação de maus-tratos ou com lesões, as pessoas entrem em contato por meio do número 4824-4197.