Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Equipe Ambiental de Ribeirão Pires apreende 26 pássaros em cativeiro ilegal

Animais eram utilizados em competições de canto. Além das aves, o departamento apreendeu mais de 50 gaiolas e arapucas

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, realizou nesta quinta-feira, dia 21, o resgate de 26 pássaros, que estavam em um cativeiro ilegal na Vila Suissa. No local, ainda foram apreendidas mais de 50 gaiolas e arapucas.

As espécies resgatadas foram: azulão fêmea, sabiá laranjeiras, sabiá coleira, bico de veludo, bico de pimenta, sabiá branco, pássaro preto, bicudo, cardeal, canário da terra, sabiá preto, pintassilgo, gurandi, bigodinho e galo da campina.

A equipe chegou até o local por meio de uma denúncia anônima. Os responsáveis já foram identificados e estão respondendo o processo de maus tratos e tráfico de animais.

A pena por tráfico de animais pode ser de seis meses a um ano de detenção, além da multa que pode variar dependendo da espécie e do estado dos animais. Quem compra ou mantém cativeiros ilegais com espécies da fauna silvestre também está sujeito à mesma pena, como previsto em lei.

Entrega voluntária – quem tiver animal silvestre ou exótico em sua propriedade, uma opção é realizar a entrega voluntária, que não gera penalização e nem multa. 

Para denúncias, salvamentos ou entregas voluntárias, os telefones da equipe são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.

Skip to content