Em atividades mediadas, mestranda do curso de neurociência da Federal avalia aspectos como redução de ansiedade e maior resiliência entre crianças
A Escola Municipal (EM) Engenheiro Carlos Rohm I, em Ribeirão Pires, está participando de pesquisa sobre a relação entre hortas e o desenvolvimento emocional de estudantes. O projeto, conduzido pela mestranda em neurociência da UFABC (Universidade Federal do ABC), Danielle Gonzales, 32 anos, avalia aspectos como ansiedade e resiliência entre crianças que participam do cultivo de legumes e verduras.
“O objetivo é verificar se participar das atividades mediadas de horta, onde os estudantes colocam a mão na terra e têm momento de descontração, traz melhora emocional. Para isso, estão sendo aplicados testes psicológicos de estresse, resiliência, ansiedade, entre outros aspectos cognitivos”, explicou Danielle.
A pesquisa está sendo aplicada com estudantes do 2º ano do Fundamental, divididos em grupos experimentais. Uma das três turmas deste segmento não participa das atividades com hortas, para análise comparativa. As outras duas realizaram o plantio de sementes de alface, cenoura e rabanete em cascas de ovos, as regaram diariamente até que as mudas pudessem ser plantadas na horta da escola. O processo, iniciado no fim de abril, tem duração prevista de oito semanas.
Após o período de experiência e avaliação com as crianças, a mestranda iniciará etapa de análise dos resultados obtidos.