Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Educação leva APSE e segurança escolar ao Legislativo

Acolhimento de equipe de apoio psicossocial e ações de proteção a estudantes da rede municipal foram apresentadas a vereadores

Profissionais da Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires apresentaram ao Legislativo, nesta terça-feira (16), informações sobre o programa APSE – Apoio Psicossocial Escolar e protocolos de segurança na rede municipal de ensino. O trabalho desenvolvido no último biênio foi explanado pela secretária Rosi de Marco e equipe de psicólogas e assistente social da Educação aos membros da Comissão de Proteção Escolar da Câmara Municipal.

Criado em julho de 2021 pela Prefeitura, o APSE já realizou 1.200 acolhimentos de estudantes. As ações tiveram como ponto de partida o contexto de retomada gradativa das aulas após a suspensão dos protocolos de prevenção ao coronavírus. “Fazemos o acolhimento pensando no pós-pandemia e agora, diante de tudo o que vem acontecendo em escolas”, explicou a psicóloga e diretora do APSE, Alana Araújo.

“Embora a Covid-19 tenha passado, ficaram marcas como a dificuldade de crianças e adolescentes lidarem com o ‘cara a cara’. Surgiram, com isso, alguns transtornos. Nossa principal base de atuação, com base em estudo de demanda, é a prevenção e o combate ao bullying”, explicou.

O APSE é programa pioneiro da Prefeitura de Ribeirão Pires que oferece acolhimento e acompanhamento de estudantes e profissionais da rede municipal de ensino. O trabalho é feito nas 33 escolas, que atendem 7.100 crianças e adolescentes, da Educação Infantil aos Anos Finais do Fundamental.

Além das ações do APSE, durante a reunião, a Secretaria de Educação e Cultura também apresentou informação sobre medidas de segurança adotadas especialmente a partir de abril deste ano, após episódios de violência dentro de escolas na cidade de São Paulo e outras regiões. A criação de ‘botão do pânico’ e a intensificação de rondas escolares, em parceria entre GCM e forças PM (Polícia Militar) foram destacadas.