Aula é parte de atividades relacionadas à Entoada Nordestina e também à FLIRP
Como parte das atividades relacionadas à Entoada Nordestina, que ocorre em Ribeirão Pires nos dias 22, 23 e 24 de março, estudantes dos 7º anos da EM (Escola Municipal) Prof. Sebastião Vayego de Carvalho participaram de oficina de xilogravura nesta quinta-feira (14).
Durante a aula, elaborado por integrantes da orientação educacional da Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, os alunos também tiveram contato com a cultura nordestina de um modo geral, com intenção de dar as bases para a melhor participação na oficina.
Munidos de carimbos, com temas referentes a artes nordestinas, como cactos, sol, bandeirolas e igrejinhas, os alunos colocaram a mão na massa e partiram para criar composições que remetiam ao sertão do nordeste brasileiro, com suas belas casinhas e clima regional.
Além de integrar o festejo da Entoada Nordestina, que contará com música e comida típicas, a oficina de xilogravura também já faz parte da preparação para a FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires), que este ano deverá prestar uma bela homenagem a um dos maiores escritores do País, Ariano Suassuna, nascido em João Pessoa, na Paraíba.
Os estudantes também foram apresentados aos ritmos da região nordeste, principalmente na atividade encabeçada professor e orientador de Arte da Prefeitura da Estância, Emerson Ribeiro. O educador apresentou músicas acompanhado de sua rabeca, estilo de violino rústico e que é encontrado naquela região do Brasil.
Ribeirão Pires 70 Expressões – Uma exposição com desenhos, fotografias, poesias a até músicas para os 70 anos de Ribeirão Pires. Com trabalhos realizados por alunos da rede municipal, a mostra Ribeirão Pires 70 Expressões irá tomar o CHL (Centro Histórico Literário) Ricardo Nardelli, a partir das 10h, deste sábado (16).