Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Cuidado domiciliar: Saúde de Ribeirão Pires faz acompanhamento humanizado de 88 pacientes 

Programa Melhor em Casa (EMAD) atende acamados que não possuem condições de irem até a Unidade de Saúde

Além das limitações com a idade avançada, uma das maiores preocupações das pessoas é com relação a disponibilização dos serviços de saúde. A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, desde 2018 quando inaugurou a nova sede do Programa Melhor em Casa (EMAD), intensificou o atendimento humanizado aos munícipes que não possuem condições de irem até uma Unidade de Saúde. Hoje, 88 pacientes recebem os cuidados em domicílio. 

Composta por 13 profissionais, sendo nove técnicos: quatro técnicos de enfermagem, um médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista, e quatro pessoas que cuida da área administrativa, o atendimento em domicílio é realizado de forma multidisciplinar, de acordo com a particularidade, necessidade e prioridade do caso. Os procedimentos variam desde consulta médica e acompanhamento, curativos, até a coleta de sangue para realização de exames laboratoriais. 

O enfermeiro Josélio Santos de Jesus, detalhou o atendimento. “Atendemos diversos pacientes, alguns tiveram AVC (Acidente Vascular Cerebral), infartados, outros já não possuem condições e também são considerados acamados. Além disso, realizamos a dispensação de materiais para que o próprio familiar também tenha a possibilidade de realizar esta manutenção do cuidado domiciliar”, destacou. 

As visitas normalmente acontecem a cada 15 dias, o que pode variar de acordo com a prioridade de cada caso. Dos 88 pacientes que recebem o acompanhamento do serviço, 11 necessitam apenas do suporte de um profissional, por estarem em melhores condições de saúde. 

Para solicitar o serviço, além da pessoa ser acamada, é necessário que seu cuidador mais próximo se dirija até a Unidade de Saúde do bairro e faça a solicitação da visita do EMAD, para isso deve portar o Cartão SUS, pedido médico e comprovante de endereço de Ribeirão Pires. O Serviço pode ser solicitado também através da sede do Programa, localizado na Av. Santo André, 7, ou encaminhamento de alguma Unidade Hospitalar.

Enfermeiro Josélio Santos de Jesus, acompanhado da técnica em enfermagem, Gracy Kelly Reinbold, realizam atendimento a paciente acamada
Equipe do EMAD é formada por 13 profissionais, entre técnicos e administrativo
Atendimento humanizado é destinado a pessoas acamadas
Skip to content