CRAS Ouro Fino promove palestra sobre ISTs para famílias PAIF

Em ação integrada entre secretarias, pautas como tratamentos, sintomas e prevenção foram abordadas durante o bate-papo

Na manhã desta quarta-feira (24), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ouro Fino, em Ribeirão Pires, recebeu a equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE), em iniciativa conjunta da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da Secretaria de Saúde. O objetivo foi fornecer orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para as pessoas assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Durante o encontro, foram abordados temas como sintomas, tratamentos e prevenção. Além disso, foram distribuídos materiais informativos e preservativos para conscientização.

A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires oferece testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites no SAE e nas unidades da Atenção Primária – UBS e USFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O SAE também oferece tratamento contra infecções sexualmente transmissíveis, além de disponibilizar a PEP – Profilaxia pós-exposição, um tratamento que protege contra a infecção pelo vírus HIV.

O Serviço de Atenção Especializada está localizado na Avenida Francisco Monteiro, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para dúvidas sobre ISTs, o serviço disponibiliza o atendimento via WhatsApp – 4828-4441.

Sobre o PAIF – O PAIF oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, e tem como objetivos: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social; promover o acesso a, benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; entre outros.

A roda de conversa foi realizada na unidade do CRAS Ouro Fino – Foto: Fernando Coutinho/PMETRP