CRAS Centro recebe mobilização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Rede de assistência social e educação municipal integram a ação do PETI

Promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social e de Educação e Cultura, a campanha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI contou, nesta terça-feira, dia 24, com mobilização e sensibilização do grupo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro. A ação presencial, com palestra do psicólogo Ivan Alves Cordeiro, já contemplou o PAIF nos CRAS Quarta Divisão, Ouro Fino e Jardim Caçula e a comunidade escolar da E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho.

A neuropsicomotricista Eliane Souza Cavalheiro, 37 anos, comentou que recebeu a cartilha do PETI na agenda do filho que estuda na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires. “A mobilização está sendo muito bem feita aqui na cidade. Passei minha infância em outro Estado, mais precisamente na Bahia e lá sim o trabalho infantil é muito comum. E a exploração vai muito além disso: as crianças sofrem com a falta de cuidados básicos, como higiene, alimentação ou medicação, por negligência, muitas vezes, dos próprios pais. O contexto dessas famílias é muito delicado”, comentou.

Desenvolvida com apoio do Departamento de Comunicação, as peças da campanha do PETI, que tem como mote ‘Trabalho infantil não é brincadeira: é crime’, e foram aplicadas em flyers, outdoor, cartazes e cartilhas e conteúdos para redes sociais serão divulgados por toda a cidade em outubro, mês da criança. O encerramento da campanha está agendado para 07 de novembro, no CEU Quarta Divisão.