CRAS Centro promove oficina sobre a Consciência Negra com famílias PAIF

Programa propicia vivência e promove orientações para melhorar qualidade das relações familiares

Grupo de munícipes assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento à Família (PAIF), coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, gerido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, participaram, nesta terça-feira (28), da oficina mensal que abordou a temática do Mês da Consciência Negra.

Com debates diferenciados a cada mês, desta vez, a oficina contou com a participação de João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, coordenador da Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.

“Buscamos trazer à discussão a necessidade de desconstrução do racismo no nosso dia a dia. É muito comum ouvirmos termos racistas como ‘criado-mudo’, ‘a coisa tá preta’ entre outros. Precisamos refletir e mudar nosso vocabulário como forma de promover o enfrentamento ao preconceito, à desigualdade e à violência contra a população negra”, comentou.

Histórico – O PAIF oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivos: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social; promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; entre outros.