Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Com fiscalização eletrônica, Avenida Humberto de Campos zerou mortes no trânsito em dois anos

Número de autuações também diminuiu em aproximadamente 40% em uma das principais vias de Ribeirão Pires

As medidas de segurança adotadas pela Prefeitura de Ribeirão Pires para a redução de sinistros de trânsito no sistema viário da cidade apresentam resultados positivos. Desde a instalação de radares de velocidade na Avenida Humberto de Campos, em julho de 2021, o município não registra ocorrências com vítimas fatais na via. A fiscalização eletrônica foi alternativa de preservação da vida no local, após registro de seis mortes envolvendo veículos automotores e motocicletas.

Somada à instalação do radar, que tem como principal objetivo alertar os condutores para a necessidade de manter a velocidade reduzida em pontos de maior risco de incidentes, as ações de educação para o trânsito também estão tendo impactos positivos. Um dos indicadores de que os usuários da Avenida Humberto de Campos estão sendo conscientizados sobre condutas de segurança é a queda de 40% no índice de multas aplicadas no local.

Nos seis primeiros meses após a instalação do equipamento de fiscalização eletrônica, entre julho e dezembro de 2021, foram 634 infrações registradas. No mesmo período de 2022, foram 366 autuações por excesso de velocidade. “Observamos que o radar, somado à sinalização e às ações de educação para o trânsito, contribuíram para a queda de sinistros, sem registro de vidas perdidas nesta via em dois anos”, avaliou o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, coronel Carmo Júnior.

De acordo com o diretor de Mobilidade Urbana, Marcos Franco, os radares não têm caráter punitivo. “A fiscalização eletrônica tem caráter pedagógico, uma vez que a atuação diária ensina os condutores a respeitar os limites de velocidade da via”.

Vale ressaltar que as reduções de limites de velocidade também são uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia que a redução de velocidade é considerada a forma mais eficaz de reduzir sinistros e humanizar as vias.

A Prefeitura conta com convênio em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, no âmbito do “Programa Respeito à Vida”, que estabelece medidas de segurança no trânsito, entre as quais a redução da velocidade para 40km/h também na Avenida Francisco Monteiro.

Reforço de sinalização – A Prefeitura de Ribeirão Pires vem reforçando as sinalizações horizontais em toda a cidade. Mais de 40 ruas e avenidas já foram contempladas com os investimentos, que garantem maior visibilidade às regras e indicações de segurança para o trânsito.

Projeto brincando com trânsito – Em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura, o projeto, que acontece desde 2014 na cidade, propõe a inclusão da educação no trânsito para crianças, com objetivo de que o aluno cresça com consciência, gerando mudança de comportamento para um trânsito mais humanizado.

A Avenida Humberto de Campos não registra óbitos nos últimos dois anos
Skip to content