Centro de Especialidades de Ribeirão Pires completa 2 anos com filas zeradas e 75 mil atendimentos

Equipamento inaugurado em 2021 foi o primeiro a receber o novo padrão de saúde pública modernizada e humanizada da Estância

Nesta terça-feira (4), o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) completam 2 anos de funcionamento. O equipamento foi o primeiro a receber o novo padrão de saúde pública da rede municipal, levado também à Atenção Primária – UBSs e USFs. Desde a abertura, os dois equipamentos realizaram cerca de 75 mil atendimentos, sendo 49 mil consultas e 25 mil exames. As unidades contam com 29 especialidades e oferta, de forma gratuita, exames de imagem – mamografia e ultrassonografia, além de procedimentos oftalmológicos.

“Orgulho para nossa cidade ter um serviço com qualidade de ponta, que ampliou a capacidade de atendimento e facilitou a vida dos moradores que, por vezes, tinham que recorrer a unidades de referência fora da cidade ou até mesmo buscar a rede particular. Temos equipe qualificada, estamos investindo na modernização dos equipamentos e inovando para garantir o melhor cuidado para quem vive em Ribeirão Pires”, destacou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

Dedicado ao cuidado da Mulher, o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) se destaca pelos procedimentos de prevenção e acompanhamento de gestantes do município. Com o CAISM, a Prefeitura zerou as filas de mamografia na cidade em apenas 3 meses após a inauguração. Atualmente são realizados, em média, 260 exames do tipo por mês.

“É essencial ter esse serviço aqui em Ribeirão Pires. Todas as vezes que preciso passar por alguma consulta ou exame me surpreendo muito com o atendimento e com o espaço que são muito bons”, destacou a moradora de Ouro Fino, Luciane Sara Schweitzer, 43 anos, que realizou exame de prevenção no CAISM.

O CEM e o CAISM também zeraram as filas de espera por ultrassonografia morfológica, mastologia, ginecologia patológica, gastrenterologia, pré-natal de alto risco, colposcopia e endocrinologia. Tais especialidades passam a atender com prazo de aproximadamente 15 dias.

Novo ultrassom – Neste mês de aniversário de 2 anos do CEM/CAISM, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, modernizou os diagnósticos por imagem de ultrassonografia com a instalação de novo aparelho na unidade. O novo equipamento garante maior precisão e qualidade em exames para identificar nódulos, cistos e até mesmo tumores, entre outras enfermidades. A capacidade é de até 400 exames por mês no Centro de Especialidades Médicas. Além do novo aparelho de ultrassom, o CEM passa a atender neste mês a especialidade de proctologia, dedicada ao cuidado do intestino.

Centro Oftalmológico – O equipamento “Dois em um” ganhou, em 2023, o Centro de Especialidades Oftalmológicas. Com aparelhos de última geração, a retomada da especialidade em Ribeirão Pires era demanda dos moradores e facilitou o acesso dos pacientes da rede municipal a consultas e procedimentos na área. Ao todo, em aproximadamente um ano, foram 1.700 consultas realizadas no espaço.

O atendimento no CEM/CAISM é realizado por meio de encaminhamento da rede de Atenção Primária – UBSs e USFs de Ribeirão Pires.

O CEM/CAISM realiza exames e consultas por meio de encaminhamento da rede de Atenção Primária – UBS e USFs
Inaugurado em 2023, o Centro de Especialidades Oftalmológicas realizou 1.700 atendimentos