A Capela
A Capela Santo Antônio, também conhecida como Mirante Santo Antônio, foi originada no ano de 1919 e está localizada na Rua Bela Vista, 105 – Bocaina, Ribeirão Pires – São Paulo. Possui cerca de 807,4 metros de altitude, ademais, é considerada como um marco no turismo em Ribeirão Pires.
História da Capela
A Capela está localizada bem em cima de uma colina, denominada Morro de Santo Antônio. De acordo com algumas histórias antigas, existia uma igreja rústica e um pouco desgastada, no lugar onde atualmente está o Mirante, ela era de um senhor que criava vacas na região. Devido a uma peste, seus animais faleceram e, ele perdeu seu sustento. Então, ainda segundo relatos, ele fez uma promessa que, se conseguisse alcançá-la, construiria uma Capela. Aparentemente deu tudo certo pois, ele iniciou a construção em 13 de junho de 1942, em conjunto com a Associação Beneficente Amigos de Santo Antônio. A construção acabou em 1950, dando origem a esse maravilhoso ponto turístico.
Inspiração para a arquitetura e inauguração
A Capela teve sua construção inspirada na arquitetura colonial, feita por carregadores da Estrada de Ferro. É cercada por um lindo jardim, ademais, o visitante ou turista pode contemplar a paisagem da Represa Billings e seus arredores, além da vista panorâmica da cidade de Ribeirão Pires.
Festa de Santo Antônio
Anualmente, é realizada a tradicional festa de Santo Antônio, na semana do dia 13 de junho, pois é o aniversário de falecimento do santo. Devido a pandemia, a festa não acontecia desde 2020. Porém, no ano de 2022, a 44ª edição da festa foi realizada. Nos dias 10, 11 e 12 de junho, ocorreu o evento, dentro do Complexo Ayrton Senna, localizado na Avenida Valdirio Prisco, 193 – Ribeirão Pires.
Além das atrações musicais, a festa reunia comidas típicas e muito artesanato. A entrada social (por dia), era feita pela doação de um 1kg de alimento não-perecível. Então, caso as pessoas quisessem um ingresso para cada dia da festa, teriam que doar 3 kg de alimento.
Como chegar a Capela de ônibus ou trem
Para chegar a Capela Santo Antônio de ônibus é muito fácil, mesmo que a pessoa interessada não more em Ribeirão Pires. Basta escolher a linha da sua cidade e pronto, conseguirá chegar ao ponto turístico tranquilamente. As linhas que possuem paradas próximas a Capela são:
- Academia Italy;
- Volkswagen do Brasil;
- Terminal Municipal de Mauá;
- Terminal Metropolitano Piraporinha;
- Shopping Metrópole;
- Estação Utinga (CPTM);
- Golden Square;
- Terminal Metropolitano Santo André Leste;
- General Motors Mercosul;
- Smart fit;
As linhas citadas acima, são de cidades próximas a Ribeirão Pires, essas cidades são:
- Mauá;
- São Bernardo do Campo;
- Diadema;
- Santo André;
As paradas de ônibus mais próximas ao ponto turístico são:
- Rua Lions, 194 (4 minutos a pé);
- Parada Largo de Santo Antônio (6 minutos a pé);
- Rua Capitão José Galo (11 minutos a pé);
- Rua Capitão José Galo 701-749 (17 minutos a pé);
Ir a Capela de trem também é uma opção, embora a estação de Ribeirão Pires seja relativamente longe do ponto turístico. Por isso, o ideal seria descer na estação Guapituba (estação antes de Ribeirão Pires) e andar durante aproximadamente 29 minutos para chegar ao destino desejado.
Além das atrações musicais, a festa reunia comidas típicas e muito artesanato. A entrada social (por dia), era feita pela doação de um 1kg de alimento não-perecível. Então, caso as pessoas quisessem um ingresso para cada dia da festa, teriam que doar 3 kg de alimento.
Quais meios de transporte podem ser utilizados além do ônibus e do trem
Caso os visitantes não queiram utilizar ônibus ou trens como meio de transporte, também é possível visitar a capela utilizando:
- Carros;
- Motos;
- Uber;
- Bicicleta (para aqueles que não são sedentários);
- Vans;
E, é claro que dá pra ir andando. Porém, é mais demorado, por conta da escadaria que dá acesso a Capela ou Mirante. Opções de meio de transporte para chegar ao ponto turístico não faltam.
Motivos para visitar a Capela
Entre os motivos para visitar a Capela Santo Antônio estão:
- Entrada gratuita;
- Visão panorâmica da cidade;
- Lugar perfeito para relaxar;
- Acesso fácil;
- Vários bancos para sentar, caso a viajem para chegar ao Mirante tenha sido longa;
- Apoiar um ponto turístico local;
- Paisagem da Represa Billings;
- Obras de arte espalhadas pela escadaria de acesso;
- Local bem conservado e seguro;
- Espaço repleto de árvores;
- Jardim bem cuidado;
- Tirar fotos no local;
- Rampa de acesso para pessoas que possuem mobilidade reduzida;
Aproveite a Capela
Após uma descrição detalhada sobre a Capela Santo Antônio, fica fácil dizer se vale ou não a pena visitar esse ponto turístico, não é? A Capela é um local incrível, principalmente pela calmaria e paisagem indescritível que possui. Todos que visitaram adoraram o lugar. Está bem claro que os católicos são os que mais frequentam esse espaço.
Porém, para visitar esse ponto turístico, não precisa ser católico. O mais importante é apreciar um dos pontos turísticos mais bonitos e interessantes da cidade. A entrada é gratuita e o turista ainda pode decidir se prefere subir as escadas e apreciar a escadaria com murais que retratam a Via Crucis ou se prefere subir até a Capela utilizando algum meio de transporte, como o carro, pode chegar até a base do local.
O lugar é extremamente bonito, está bem conservado, pintado e é superseguro. Por esses e outros motivos, vale muito a pena observar a paisagem da Estância Turística de Ribeirão Pires, com as casas, apartamentos, estação, árvores, parques, ruas e estradas.
Apoiar e divulgar o turismo local fará a população se interessar ainda mais por esses pontos. Já que, a grande maioria das pessoas nem sequer sabe que tem um ponto turístico na cidade. Mas, infelizmente, não podemos julgar ninguém, afinal, esses lugares mal são divulgados então, os únicos que sabem da existência deles, são aqueles que realmente se interessam em se aventurar pela cidade e descobrir lugares novos. Então, se visitar a Capela Santo Antônio ou qualquer outro ponto turístico, comente sobre ele com seus amigos e familiares.