A Capela
A Capela Nossa Senhora do Pilar, está localizada na cidade Ribeirão Pires. Exatamente na Rua Alecrim, 01 – Pilar Velho. Foi erguida no ano de 1714, pelo Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e, abençoada pelo Frei Pacífico, em 25 de março de 1714. No local da Capela, criou-se um povoado que, anos mais tarde, transformou-se no Bairro do Pilar.
História da Capela
Essa capela é considerada um importante exemplar arquitetônico do século XVIII. Apresenta em sua elevação frontal uma torre, feita no ano de 1809. Sobre o trecho da nave, possui apenas uma porta, com verga em arco pleno. Enquanto isso, a fachada tem uma varanda reentrante, típica das construções bandeiristas. Um fato importante é que: a construção chegou até os dias atuais praticamente inalterada e intacta.
Detalhes sobre a arquitetura da Capela
A base da Capela foi feita com taipa de pilão e, possui 40 centímetros de espessura. De acordo com registros antigos, o ponto turístico foi construído por taipeiros, escravos e entalhadores. Aproximadamente um século depois de erigida, em 1809, a Igreja recebeu uma torre, como foi mencionado anteriormente, ela foi feita a partir de alvenaria de pedra. Com isso, a população de Ribeirão Pires cresceu de maneira significativa, assim como a edificação de residências e comércios na cidade.
Importância religiosa desse ponto turístico
A Capela Nossa Senhora do Pilar foi considerada como um marco fundador de Ribeirão Pires, ademais, é um dos símbolos mais famosos da religião católica do Brasil. É o monumento religioso mais antigo do ABC Paulista e, um dos mais conservados. Além disso, suas escadarias lembram as de capelas e igrejas de Portugal.
Curiosidade sobre a Capela Nossa Senhora do Pilar
Uma curiosidade sobre essa Capela é: ela é considerada como o único patrimônio histórico de Ribeirão Pires e, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico. Assim, garantindo que a Capela Nossa Senhora do Pilar jamais seja destruída ou descaracterizada, mantendo sua aparência original. Por isso, o ponto turístico segue praticamente inalterado e muito bem conservado, mesmo tendo sido construído a séculos atrás.
Como chegar na Capela de ônibus
A pergunta que não quer calar: é possível ir para a Capela Nossa Senhora do Pilar mesmo morando em outra cidade? Sim, é possível. Essa visita pode ser feita, utilizando os ônibus de algumas cidades próximas a Ribeirão Pires. Entre as linhas que possuem paradas perto da Capela, estão:
- Terminal Municipal de Mauá, Mauá;
- Smart Fit, São Caetano do Sul;
- Golden Square, São Bernardo do Campo;
- Suzano, Suzano;
- Volkswagen do Brasil, São Bernardo do Campo;
- General Motors Mercosul, São Caetano do Sul;
- Academia Italy, São Bernardo do Campo;
- Terminal Metropolitano Santo André Leste, Santo André;
- Shopping Metrópole, São Bernardo do Campo;
- Estação Utinga (CPTM – Trem), São Caetano do Sul.
Perguntas frequentes sobre o transporte para chegar a Capela
O ponto de ônibus fica muito longe da Capela? Não, ele fica a 5 minutos andando.
É possível ir de ônibus mesmo não morando em Ribeirão Pires? Como já foi descrito anteriormente, sim. É possível pegar ônibus das seguintes cidades: Mauá, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Suzano e Santo André, para chegar até a Capela Nossa Senhora do Pilar.
Quais são as linhas de ônibus que param perto da Capela? As linhas: Vila Bonita, Santa Clara – Jardim Iramaia entre outras.
Qual é a parada de ônibus mais próxima a Capela? O ponto da Avenida Santa Clara é o mais próximo.
Ainda sobre visitar a Capela
Visitar a Capela, utilizando ônibus como meio de transporte, como já foi mencionado anteriormente, é muito fácil. Porém, também é possível conhecer a capela utilizando outros meios, tais como:
- Carros;
- Motos;
- Vans;
- Bicicletas (pedalando);
- Trilhas;
- Uber;
- Andando (caminhada);
O acesso é muito fácil, por isso, permite vários meios de transporte. Além disso, se preferir ir caminhando, não tem problema nenhum. Agora, com todas essas informações, só resta decidir o dia e aproveitar esse maravilhoso ponto turístico.
Festa de Nossa Senhora do Pilar
Anualmente, durante o mês de maio, ocorre a famosa Festa de Nossa Senhora do Pilar. É uma comemoração, feita próxima a Capela. Tal festividade reúne milhares de pessoas, movimentando Ribeirão Pires e algumas das cidades vizinhas. Isso porque, as edições são carregadas de apresentações musicais, missas, artesanatos, procissões, barracas com bingo e comidas típicas. Vale a pena aproveitar essa celebração.
Motivos para visitar a Capela
Por que visitar a Capela Nossa Senhora do Pilar? Muitas pessoas ficam em dúvida sobre visitar ou não esse ponto turístico. Por isso, a lista abaixo fará elas pensarem e repensarem se vale ou não a pena dar uma chance a esse local. Os motivos são simples:
- Apoiar um ponto turístico importante para a cidade;
- Observar a arquitetura antiga e conservada da Capela;
- Tirar fotos em um lugar lindo;
- Contemplar o monumento religioso mais antigo do ABC Paulista;
- Apreciar a paisagem em dias ensolarados;
- Admirar a beleza da Capela por dentro e por fora;
- Ir a Festa de Nossa Senhora do Pilar;
- Acompanhar as missas;
Aproveite esse Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires
Após uma descrição detalhada sobre esse importante ponto turístico e patrimônio histórico denominado: Capela de Nossa Senhora do Pilar, não existem motivos para perder esse passeio. Além de divertido, o local é muito bonito e permite várias fotos, tanto dentro quanto fora da Igreja.
Ademais, é muito significativo apoiar um ponto turístico, ainda mais quando se trata de um monumento histórico como a Capela de Nossa Senhora do Pilar. Quanto mais pessoas visitarem e falarem sobre como se divertiram, mais famoso e conservado o patrimônio histórico ficará. Até porque, não adianta ter uma construção desse porte na cidade e a maioria da população não conhecer, não fizer questão e nem aproveitar o lugar.
Por isso é tão importante divulgar e falar sobre as experiências obtidas em cada ida a Capela, assim, as pessoas que não visitaram, sentirão curiosidade em conhecer o local. Dessa forma, esse ponto turístico se tornará cada vez mais famoso e valorizado, tal como ele merece ser.