APSE finaliza atividades voltadas ao Setembro Amarelo

Mês foi dedicado à prevenção do suicídio e á saúde mental

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, realizou ao longo do mês de setembro, junto ao APSE – Apoio Psicossocial Escolar e equipe Educação Especializada, uma série de atividades voltadas à prevenção do suicídio nas unidades escolares.

Toda a comunidade escolar foi, de alguma maneira, contemplada pelos trabalhos desenvolvidos pelos estagiários de psicologia e Serviço Social, que atuam dentro das escolas. Os pais também foram envolvidos nas atividades.
Segundo Alana Araújo, diretora do APSE, “Aos funcionários foi disponibilizado um espaço de fala e escuta acolhedora focado na importância de ter e ser uma pessoa de confiança.

Com os alunos do Ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais, período considerado base fundamental na formação de caráter, foi trabalhado o respeito com os colegas e a importância em compartilhar. Já com os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, foi desenvolvido atividades voltadas à arte, como desenhos e teatro, expondo seus sentimentos e ressignificando ações e pensamentos.

Devido as preocupações relacionadas ao socioemocional dos pais e responsáveis que cuidam de crianças com Deficiências e/ou Transtornos, o APSE juntamente com a equipe de Educação Especializada iniciaram o “Projeto Acolher quem Cuida”, que tem por objetivo uma escuta acolhedora para as famílias, trocas de vivências, com intuito de amenizar angústias, possibilitando que os mesmos enxerguem oportunidades respeitando as especificidades de cada um.

Atividades com os alunos do Ensino Infantil da rede municipal

Atividades com os funcionários das Unidades Escolares