Programa Prontos pro Mundo tem ainda outros alunos da Estância na lista de espera
Ribeirão Pires tem alunos da rede estadual de ensino na lista de aprovados do projeto Prontos pro Mundo, que disponibiliza cursos de inglês e bolsas de intercâmbio gratuitas para os jovens matriculados no ensino médio.
Um dos confirmados é Kaique Fiochi da Silva Navarro, aluno da E.E. Maria Pastana Menato, que já foi chamado nas primeiras listas e agora aguarda pela data de embarque para o Canadá, onde fará seu intercâmbio. Animado, ele fala sobre o processo até a seleção. “No 9º ano eu tive estudar bastante para no ensino médio ganhar o curso de inglês e ir muito bem, que era meu objetivo. Quando eu menos esperava, recebi a notícia que eu tinha ganhado o intercâmbio. Estou ansioso, não sei como vai ser, ainda, mas estou pesquisando como que é o Canadá, a cultura, gastronomia e a arte”.
Quem também está cheia de orgulho é a mãe de Kaique, Kelly dos Santos Fiochi, que contou mais sobre a trajetória do filho. “Eu me sinto muito feliz. Ele sempre teve esse sonho de ir para fora do país, então me sinto realizada também. Desde mais jovem ele sempre é dedicado com o estudo, então ele merece muito estar lá”, comemorou.
Além de Kaique, que já foi chamado nas primeiras listas, há mais 15 alunos de Ribeirão Pires na lista final de homologação das inscrições, que poderão ser chamados de acordo com a disponibilidade de vagas. O intercâmbio é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria de Educação do Estado, além de uma bolsa auxílio para o período fora do país.
O programa Prontos pro Mundo foi lançado pelo Governo do Estado em 2023, com a primeira etapa da seleção por meio da nota do Saresp para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os primeiros classificados foram contemplados com um curso de inglês, que possibilitou a seleção para o intercâmbio. Todos os participantes são estudantes da rede estadual desde o 6º ano do Ensino Fundamental, que poderão ir para o Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, de acordo com a disponibilidade das vagas.
