Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agentes de Proteção Animal de Ribeirão Pires aprimoram habilidades no manejo de Fauna Silvestre

Equipe recebeu treinamento no Parque Estoril em São Bernardo do Campo nesta segunda-feira (1)

Agentes do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Ribeirão Pires participaram de treinamento especializado em contenção de animais silvestres, realizado nesta segunda-feira (1), no Parque Estoril, em São Bernardo do Campo. Sob a orientação de veterinários especializados, o Curso de Contenção e Transporte de Animais Selvagens teve como objetivo a capacitação para lidar de forma técnica e segura com situações envolvendo a fauna silvestre.

Entre os instrutores do curso estão Robis Nassaro, reconhecido como referência no cuidado de animais silvestres, o Marcelo da Silva Gomes, diretor do Zoológico Estoril de São Bernardo do Campo, e Bruno Petri, do CETAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) do Parque Ecológico Tietê. Esses profissionais renomados compartilharam suas experiências e conhecimentos, visando proporcionar aos agentes de Ribeirão Pires as melhores práticas no manejo e transporte de animais selvagens.

“A capacitação é fundamental para garantir que nossa equipe esteja preparada para lidar com uma variedade de situações envolvendo animais selvagens. O curso nos proporciona as habilidades técnicas necessárias para manejar os animais com segurança, reduzindo os riscos tanto para nossos agentes quanto para os próprios animais. Isso nos permite cumprir nossa missão de proteger a fauna silvestre e promover o bem-estar animal de forma mais eficaz e responsável.”, explicou o subsecretário de Fauna, Marcos Leap.

Desde sua criação em meados de 2021, o departamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires tem desempenhado papel fundamental na conservação da biodiversidade local. Com mais de cinco mil resgates realizados em menos de três anos, a equipe tornou-se uma referência nacional no resgate, reabilitação e reintrodução de animais à natureza. 

“O investimento em capacitação e treinamento fortalece ainda mais a capacidade da equipe em atuar de forma eficiente e responsável na proteção da fauna silvestre da região. O trabalho incansável dos profissionais do Departamento é essencial para garantir a preservação da vida selvagem em nossa cidade. Estamos comprometidos em fornecer os recursos e o treinamento necessários para que possam continuar desempenhando seu papel vital na proteção e conservação da biodiversidade local”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Skip to content