Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Museu Histórico Municipal de Ribeirão Pires completa 40 anos

O local, que foi criado por lei em 1983, reúne equipamentos e objetos de imigrantes que fizeram parte da história da cidade.

Nesta quinta-feira, 6 de abril, o Museu Histórico Municipal de Ribeirão Pires completa 40 anos de existência. O local possui acervo de objetos e equipamentos doados por famílias descendentes de imigrantes, que contam a história da Estância. O Museu, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, cumpre uma função social de preservação da memória da cidade ao longo dessas quatro décadas.

Visando trazer para os munícipes e turistas uma maior imersão na história da cidade, a coleção do museu conta com documentos, fotografias, mapas e cerca de 800 objetos tridimensionais.

“O Museu Histórico foi criado em um momento importante do Grande ABC, numa época de grande valorização da memória e de estudos históricos. Hoje, passados 40 anos, temos um museu visitado por quase três mil turistas em três meses. Essa visitação expressiva mostra o quanto a instituição ainda é relevante e atrativa turística e culturalmente”, comenta o Diretor de Patrimônio, Marcilio Duarte.

A visitação ao museu é gratuita, com funcionamento das 8h às 17h. Está situado dentro do Parque Oriental, localizado na rua Major Cardim, 3100 – Estância Noblesse.

Com cerca de 800 objetos tridimensionais, o museu conta com um acervo doado por descendentes de famílias imigrantes.

O museu está aberto para visitação das 8h às 17h, gratuitamente, localizado dentro do Parque Oriental.